sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Prevenindo a Osteoporose

"A Osteoporose é uma doença silenciosa, responsável pelo enfraquecimento dos ossos depois dos 50 anos de idade. A doença surge quando menos se espera e, no caso das mulheres, atinge seu período mais intenso após a menopausa. Como forma de prevenção, dentre uma gama de exercícios, o Pilates surge como uma opção bastante eficaz.
O objetivo do Pilates é promover o ganho de força, equilíbrio, flexibilidade e coordenação motora, e, segundo a fisioterapeuta Mariana Grott, tais características são o ponto fraco de pessoas com idade já avançada. Em caso de quedas ou fraturas, ter os ossos enfraquecidos é um agravante, reduzindo a capacidade de cicatrização e aumentando as seqüelas dos ferimentos.
A fisioterapeuta explica que a principal preocupação é a gravidade das fraturas “A mais perigosa é a complicação severa”, aponta. Dentre os exemplos, ela cita situações de quando um idoso quebra o fêmur. “Neste caso a recuperação é mais lenta e exige colocação de hastes metálicas e fisioterapia”, completa.
Como a cura da doença é complicada, a melhor alternativa é a prevenção. Segundo Mariana, pessoas com hábitos saudáveis, que vão desde alimentação adequada até a prática freqüente de exercícios físicos, são menos suscetíveis às seqüelas da Osteoporose.
“Nesses casos o pilates ajuda a fortalecer a musculatura, quando ela não consegue mais dar apoio suficiente ao osso. As fraturas acontecem quando o músculo não tem mais força em função da falta de exercícios. Por isso é comum encontrar senhoras com problemas de cicatrização depois de caírem das escadas”, exemplifica.
É aí que entra o benefício do Pilates. “Se na hora de fazer o mesmo movimento  a pessoa tiver fortalecido o músculo o risco de lesões diminui”, ressalta.
Porém, quando a idade vai avançando, não adianta aumentar a dose de exercícios físicos pensando em resultados imediatos. Na fase em que a mulher entra na menopausa, por exemplo, o risco de problemas com a Osteoporose é maior. Neste caso, a fisioterapeuta uma densitometria óssea. “Se o problema estiver num grau elevado são necessários tratamento e acompanhamento médico. Os exercícios mais indicado para quem tem Osteoporose são os de baixo impacto e com movimentos lentos. Essa é exatamente a característica do Pilates”
by Revista Pilates

Nenhum comentário:

Postar um comentário